A FELICIDADE DE UM LAR CRISTÃO
O Plano de Deus para o Casamento.
O propósito do Altíssimo é que o homem e a mulher se unam em casamento para desfrutarem e terem um lar feliz (Gn. 2:18, 23-24).
**A** - De maneira geral, existe uma necessidade no homem que somente a mulher pode completar e vice-versa (v.23).
**B** - Tão logo Adão viu a mulher que Deus havia criado para ele, sentiu que nela estava a resposta para os mais profundos desejos nas áreas físicas, emocionais e espirituais; que esposo e esposa devem tributar-se reciprocamente enquanto viverem ambos (v.24).
### A Bíblia: O Manual de Instrução de Deus
Deus não só criou homem e mulher, mas junto com eles deu também um manual de instrução: a Bíblia. Como todo bom produto, tem o seu manual para uso.
**A** - Nela está o melhor texto em matéria de relações humanas e os fatores para que o casamento funcione (Cl.3:1-25).
**B** - É uma exortação à santidade, ao amor fraternal e ao bom comportamento entre esposa e esposo.
**C** - Vamos estudar e pôr em prática o que o Espírito Santo usará para levar-nos à verdadeira felicidade no Lar Cristão.
### 1 – Arrependimento e Perdão Trazem Paz e Felicidade no Lar
A Bíblia nos diz: “Suportando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra o outro, assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também” (Cl. 3:13-14). O ensinamento aqui é: O casal deve ser amável e pronto para perdoar; jamais devem guardar rancores.
**A** - Todos os casais com problemas devem ter coragem de encarar a situação, confessando e pedindo perdão a Deus e ao seu par (Ef. 4:31-32).
### 2 – Manter Seu Lar de Acordo com as Escrituras
Em Efésios 5:22-25, o marido é descrito como “a cabeça da esposa”, implicando isto em autoridade e liderança. Isso não significa que o homem tem que ser um ditador. Ao contrário, assim como Cristo amou a igreja. Cristo não é um ditador, a quem todos têm que obedecer cegamente.
Por outro lado, a esposa é chamada para ser submissa com alegria: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos como ao Senhor”. Algumas mulheres veem a submissão como um fardo que deve ser carregado. Se a esposa tem dificuldades em submeter-se ao esposo, ela está falhando perante Deus, porque a submissão é algo instituído por Deus.
### 3 – Cultive o Hábito da Comunicação no Lar
Não existe dúvida de que o coração do casamento está na comunicação.
**A** - A palavra de Deus nos ensina: “... em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros...” (Cl.3:16).
**B** - Comunicação no casamento consiste em falar, ouvir e entender.
**C** - Falar: Envolve o uso de palavras, e a Bíblia diz que a palavra tem um grande poder (Pv. 18:21). Vida ou morte? Felicidade ou infelicidade? A escolha é de cada um, dependendo da sua disposição e capacidade em dialogar com seu esposo ou esposa. Devemos lembrar que palavras pesadas machucam e palavras gentis curam (Pv. 15:01).
**D** - Ouvir: O casal precisa certificar-se de que deve melhorar a qualidade de ouvir, não apenas escutar para ocupar uma posição de ataque ou defesa (Tg. 1:19-20).
**E** - Entender: Significa compreender não apenas o que o esposo ou a esposa está dizendo, mas também pôr em prática.
### 4 – Conhecer e Preencher as Necessidades um do Outro
O Altíssimo falou em Gênesis 2:18 que não era bom que o homem ficasse só. Deus nos criou com necessidades físicas, emocionais, sociais, intelectuais e espirituais, e o Senhor Deus estabeleceu o matrimônio tendo como um dos propósitos prever-las (I Co. 7:1-5).
**A** - Quando Deus criou Eva, a fez atraente aos olhos de Adão. Não há relato nas Escrituras que indique que ele se relacionava com ela por obrigação. Eva era sua companheira, ambos se satisfaziam emocional, intelectual, física e espiritualmente.
**B** - O plano de Deus no casamento é que o marido e a esposa preencham as necessidades um do outro.
### 5 – Aprender a Arte de Deixar
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-te-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne” (Gn. 2:24). Por que esta afirmação?
**A** - Eles passam a ser, antes de filhos, marido e mulher, esposo e esposa.
**B** - O casamento é um compromisso sem igual, ele é para sempre.
**C** - Cada cônjuge deve entender esta verdade. Ao se casarem, se comprometem a deixar certas prioridades individuais para se dedicarem a uma união estabelecida em amor, convivência e companheirismo.
---
Espero que este texto inspire e guie os casais em sua jornada para um casamento feliz e abençoado. Que Deus abençoe cada lar!
Postado Por: Professor Dr. Wagner Teruel
Comentários
Postar um comentário